top of page

O QUE SÃO IMPLANTES SEM CORTES??


Dr-Douglas-Lima

Os implantes dentais guiados ou Cirurgia Guiada são a mais recente técnica para trazer conforto e rapidez na instalação de implantes dentários. A partir de uma tomografia computadorizada, podemos ter uma imagem virtual das arcadas, que permite a colocação dos implantes nessas mesmas imagens e definir previamente a correta posição dentro do osso.



Mas a pergunta é, como pode ser possível não precisar cortar a gengiva para colocar Implantes dentais?


A resposta é simples: alta tecnologia e experiência. Mas vou explicar como funciona.


Primeiro é preciso entender que essa técnica pode ser usada em pacientes que usam a famosa dentadura e querem fixar seus dentes em implantes, ou para aqueles que estão em vias de perder todos os dentes, ou apresentam poucos em condições de tratar. E também pode ser utilizada para colocar implantes dentais unitários (individuais) ou múltiplos para pontes fixas de 3 dentes ou mais.



1. Para aqueles que já usam uma prótese total ou dentadura


Após a primeira consulta, pedimos uma tomografia computadorizada da arcada toda. Após o exame ficar pronto é enviado pela internet para minha clínica para que eu possa abrir e fazer o planejamento virtual. Este, por sua vez, consiste na colocação dos implantes através de um programa de computador, na arcada dentária virtual em 3D, numa situação ideal, otimizando o posicionamento do implante para a futura prótese.


Depois de concluída essa etapa, o resultado do planejamento virtual é enviado pela internet para um laboratório avançado, onde é feito a guia cirurgica para a cirurgia guiada.


A guia é enviada à clinica e é usada no dia da cirurgia para orientar as colocações dos implantes sem necessitar do corte da gengiva com lâmina de bisturi e sem precisar de pontos no final.


2. Para aqueles que ainda possuem poucos dentes


Tudo igual à técnica anterior, porém aqui temos que preparar o paciente antes de mais nada. Fazemos as extrações dentárias necessárias e uma prótese provisória é colocada. É necessário aguardar 90 dias para cicatrização óssea para fazer a tomografia para o planejamento virtual.


Essa imagem já com os implantes é enviada pela internet, para um laboratório avançado, que confecciona uma guia cirúrgica com as demarcações para a colocação dos implantes


implantes guiados

No dia da cirurgia, essa guia é posicionada na arcada após a anestesia local e os implantes podem ser fixados sem cortes com lâmina de bisturi e sem precisar de pontos no final.


É muito eficaz


  • O tempo de cirurgia diminui pela metade.​​

  • Uma prótese provisória é instalada em 24 horas e é fixada sobre os implantes.

  • No pós-operatório, temos menos inchaço e menos dor e a cicatrização é muito mais rápida.


Mas atenção, essa técnica é mais usualmente usada nos casos dos desdentados totais, ou pessoas que usam a dentadura e querem trocar pela prótese fixa apoiada em implantes. Pacientes que possuem dentes muito comprometidos que querem algo mais durável e seguro, também podem optar por essa técnica. Porém é necessário fazer um preparo antes, que consiste em remover os dentes comprometidos e colocar uma prótese provisória móvel que será utilizada nos 3 primeiros meses.


O conforto é inigualável!


Sem pontos no final, sem edema, sem dor e cirurgia mais rápida e sem sangramento.


3. Para casos isolados


Nos casos de 1 implante dental individualizado, ou dois um ao lado do outro, ou ainda implantes dentários em pontos isolados na boca também é possível usar essa técnica. A sequência de trabalho muda um pouco. Mas é necessário que o local não possua mais o dente a pelo menos 90 dias. O paciente pode usar uma ponte móvel provisória durante essa espera. O dente fixo sobre o implante, é colocado em até 60 ou 90 dias, conforme cada caso.


Mas atenção: essa técnica é para aqueles que possuem osso disponível. Pois quanto mais tempo você leva para pensar em colocar implantes, mais perda óssea ocorre. Quando não há como colocar implantes pela cirurgia guiada por falta de osso, EXISTEM OUTRAS TÉCNICAS muito eficientes.




COLOCAR IMPLANTES DENTÁRIOS PELA CIRURGIA GUIADA DÓI??

Com certeza o conforto é muitas vezes maior. Isso quer dizer que ao dor praticamente não existe. É logico que há casos e casos. Mas na grande maioria das situações, as pessoas relatam não ter sentido nada ou quase nada, após o procedimento. Não há inchasso ou edema, também não usamos pontos, pois não há necessidade.


E A PRÓTESE COMO FICA COM A CIRURGIA GUIADA?


prótese-protocolo

A prótese fixa sobre implantes não muda com a cirurgia guiada. Só que para o profissional é muito mais tranquilo o seu planejamento. Isso porque já podemos ver que tamanho de pilar protético teremos que usar antes de chegar nessa fase. O exame de tomografia 3D possibilita isso, ou seja, vemos o projeto da prótese antes de ela existir em boca. Com isso podemos planejar melhor o caso.


prótese-protocolo-carga-imediata



E se caso você quiser conversar pessoalmente, podemos lhe receber aqui no consultório.






Mas é fundamental agendar um horário para avaliação clínica e pedido da tomografia inicial, por isso:


AGENDE AQUI SUA CONSULTA


Abraços,


Douglas Lima.

Em destaque

Mais recentes

bottom of page