O que são as reabilitações dentais?

23.06.2016

 

Com bastante frequência, recebemos no consultório, casos de perdas dentais unitárias nos dentes de trás. Ou seja, um dente perdido em uma das arcadas, ou em ambas. 

Para resolver esse problema a maioria das pessoas acha que a solução é simples. Porém, está longe de ser simples. Isso porque a falta de um dente pode causar  uma desordem tamanha, afetando inclusive a coluna vertebral do paciente. 

Os materiais mais comumente usados para isso são as coroas de metalocerâmica, Mas existe ainda as porcelanas livres de metal, como a E.max e a Zircônia. Se  quiser saber a diferença entre elas veja aqui nesse link. Ou clique na imagem acima

 

Mas os casos de reabilitações não envolvem somente a perda de um dente. Há casos de perdas múltiplas, que são vários dentes adjacentes perdidos ou intercalados. Nesses casos a solução é complexa e requer muitas vezes a participação de vários profissionais. 

Por exemplo, é bastante comum algumas especialidades odontológicas, serem tratadas por profissionais exclusivos para isso. Vejamos alguns exemplos:

 

  • Tratamento de canal = endodontista 

     

     

  • Correção do posicionamento nos dentes = Ortodontista

  • Tratamento nas gengivas = Periodontista

E o que é a Reabilitação Dental?

 

É a forma como vamos tratar o caso. Envolve principalmente um planejamento prévio. Uma reabilitação envolve etapas como:

  • enceramento de diagnóstico

  • montagem em articulador

  • planejamento digital

  • mock'up

  • confecção de provisórios

Uma característica bem importante nas reabilitações é o fator tempo. Acelerar um resultado em uma reabilitação não é um bom negócio. A chance do insucesso é grande. Portanto paciência é o melhor caminho. Isso porque as etapas de laboratório podem envolver repetições de moldagens, várias provas, várias consultas de ajustes e isso geralmente não se pode prever quanto tempo será necessário. Mas o resultado será compensador para ambos, ou seja, o paciente ficará muito satisfeito e o profissional, realizado. 

 

Uma reabilitação pode ser funcional, estética ou ambas. 

 

A reabilitação funcional envolve somente o reposicionamento correto dos dentes, para trazer mais conforto na mastigação e corrigir problemas articulares, como dores nos maxilares ou dores de cabeça. Por exemplo, se um indivíduo possui vários dentes faltando na parte de trás da boca, ele pode fazer um tratamento com implantes nessas áreas e recuperar a função mastigatória correta. 

 

A reabilitação estética envolve basicamente a aparência dos dentes. Ou seja, nas áreas onde o sorriso mostra os dentes, é possível fazer correções que valorizam a aparência, trazendo bem estar e auto confiança. 

O que envolve uma reabilitação estética?

 

Para ter um resultado que realmente justifique esse tratamento, o planejamento é indispensável. E o recurso mais atual para isso é o Planejamento Digital do Sorriso. Tenho, no site, uma página voltada para isso, você pode acessar e ver como funciona.

 


As reabilitações são feitas só nos dentes naturais ou com implantes também?

 

Em ambos os casos usamos a reabilitação oral. Mas pode não ser necessário nenhum implante, ou podemos reabilitar um paciente somente com implantes. Vejamos dois exemplos:

 

 

 

 

 

 

Exemplo de reabilitação feita sobre dentes naturais apenas. 

 

 

 

 

 

 

 

 

Exemplo de reabilitação feita sobre implantes somente (arcada inferior). Esse caso chamamos de Protocolo Branemark

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Havendo interesse, você pode agendar uma consulta diretamente pelo nosso website. É simples, é só clicar abaixo:

 

 

 

Please reload

Em destaque

Conheça os Implantes Dentários Rápidos

November 8, 2019

1/10
Please reload

Mais recentes
Please reload

ENDEREÇO

Rua Domingos André Zanini, 277 Sala 408

São José, SC - Brasil

Centro Empresarial Terra Firme

(Em frente ao Shopping Itaguaçu)

48 3223-0311 / 98413-4579 whatsapp

  • Facebook Implantes & Sorrisos
fale com dr douglas lima

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

 

 

Seg-Sex: 8h30min-19h00min

somente com hora marcada

© 2019 por DOUGLAS LIMA