Planejamento Digital do Sorriso

25.09.2015

 

 

Quem procura por estética dental, está querendo mudar seu sorriso, com dentes mais claros e alinhados. Tipo como nessa imagem por exemplo:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mas a questão é: como dar uma certeza de como a estética ficará após o facetamento? Afinal é um investimento considerável e a expectativa por um ótimo resultado é proporcionalmente grande. 

 

O fato é que usualmente, tanto o profissional e quanto o técnico em prótese dental tinham como saber como ficaria o conjunto depois de pronto. Isso porque o técnico não tinha a visão de como era a face do paciente, ou como ficava o lábio em um sorriso, etc. Esses elementos interferem e muito na harmonia da face e tem uma relação direta com a anatomia dos dentes. 

 

Era comum o paciente não gostar da prova da cerâmica e o profissional dentista ter que mandar ao laboratório para repetição das facetas, pois o formato não agradou. 

 

 

 Os laminados cerâmicos ganharam destaque na Odontologia por apresentarem um resultado muito satisfatório.  Após o aprimoramento de algumas técnicas e materiais, é possível hoje em dia fazer pequenas modificações na anatomia dos dentes que promovem verdadeiras obras de arte nos sorrisos. As lâminas ganharam até um apelido, as lentes de contato dental. Isso porque as mesmas tem uma espessura mínima que permite a translucidez, ou seja, é um pouco transparente. Para esse casos o que se quer é apenas modificações na anatomia dos dentes, pois a lente de contato puxa a cor do dente natural, não podendo ser utilizada para clarear os dentes. 

 

Mas por qual motivo se usa as lentes de contato dental?

 

Por um motivo bem simples: para evitar desgastes desnecessários ao esmalte. 

 

No caso das facetas laminadas, as correções que precisam ser feitas, envolvem troca de cor dos

 

dentes, ou seja, o objetivo é deixar os dentes mais claros. Nesse caso é necessário um desgaste maior do esmalte dental, para que o laminado tenha espessura suficiente para promover a mudança de cor. 

 

Quando usamos o Planejamento Digital do Sorriso, esse tratamento fica mais fácil de acertar. Essa técnica é uma revolução na Odontologia e foi idealizada por Cirurgiões Dentistas brasileiros. Em especial o Professor Flávio Queiroz Henriques, do RJ,  desenvolveu o Planejamento Digital do Sorriso com uma metodologia própria que traz muita segurança ao profissional, para realizar o tratamento. 

 

Estive no ano passado em São Paulo, em um dos cursos ministrados pelo Prof, e aprendemos na íntegra a usar essa técnica e já temos utilizado em nossa prática diária com excelentes resultados. 

 

COMO FUNCIONA O PLANEJAMENTO DIGITAL DO SORRISO?

 

 O PDS, como nomeia o Prof Flávio Henriques (RJ), autor da técnica, é uma forma de otimizar o resultado de um tratamento estético odontológico. Com ele podemos projetar um belo sorriso e mostrá-lo ao paciente como pode ser seu novo visual. 

Funciona assim: no consultório, fazemos algumas fotos utilizando uma câmera profissional, em posições e angulações bem específicas para isso. Depois vamos para o computador e criamos um layout de um novo sorriso com essas imagens. Só que essas imagens são também calibradas com a mesma proporção de tamanho dos dentes reais, ou seja, aqueles que estão em boca. 

Criamos então silhuetas de dentes novos e simulamos um novo formato de dentes de acordo com a proporção ideal para cada rosto (proporção áurea). 

 

 

Essa imagem simulada pode ser toda mensurada, ou seja, as medidas dos tamanhos dos novos dentes são medidas em milímetros e enviadas ao laboratório de prótese, que por sua vez fará o ENCERAMENTO do caso, como mostra a imagem acima. 

Traduzindo: através de uma moldagem da arcada dentária, obtemos um modelo de gesso certo? Esse modelo de gesso é enviado ao laboratório junto com as imagens e o planejamento digital. O laboratório constroi novos dentes em cera com as medidas que obtivemos no PDS, e temos então um modelo do seu novo sorriso para que você veja em todos os ângulos. 

 Depois de aprovado o enceramento, podemos ainda fazer o mock'up. Esse nome esquisito define uma técnica que consiste em transferir o modelo do enceramento para a boca. Através de uma moldagem do próprio enceramento, usamos uma resina especial e reproduzimos diante dos seus olhos o novo formato do seu sorriso na sua boca. Mas isso é temporário. Serve somente para o diagnóstico. Com isso podemos obter aquele sorriso tão sonhado. 

 

Depois dessa fase, se o paciente aprovar o planejamento digital, já podemos iniciar os trabalhos para fazer as facetas em porcelana ou as coroas livres de metal, pois já temos o formato ideal do novo sorriso. 

 

 

Temos um vídeo bem interessante em que foi usado o planejamento digital do sorriso. É um caso de um colega dentista italiano que fez uma produção em vídeo bem interessante. Nossos casos que costumamos trabalhar são de pessoas que não gostam de se expor e que não gostariam de ver seu sorriso em um vídeo na internet. Mas quem sabe você que está nos lendo, poderia ser a estrela do nosso canal do Youtube em um caso de estética?? 

 

Brincadeiras à parte, estamos sempre à disposição em nossos canais de comunicação pela web e também em nossa clínica. 

 

Para assistir o vídeo clique aqui e cadastre-se no site para receber outros materiais sobre estética dental.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

implantes sem cortes, implantes dentais, implantes dentários.

Please reload

Em destaque

Conheça os Implantes Dentários Rápidos

November 8, 2019

1/10
Please reload

Mais recentes
Please reload

ENDEREÇO

Rua Domingos André Zanini, 277 Sala 408

São José, SC - Brasil

Centro Empresarial Terra Firme

(Em frente ao Shopping Itaguaçu)

48 3223-0311 / 98413-4579 whatsapp

  • Facebook Implantes & Sorrisos
fale com dr douglas lima

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

 

 

Seg-Sex: 8h30min-19h00min

somente com hora marcada

© 2019 por DOUGLAS LIMA