top of page

Implantes Dentários, para sua qualidade de vida...


É o sonho de muitos, trocar ponte móvel por dentes fixos com os implantes dentais ou dentários, tanto faz, e dar uma mordida em uma fruta como essa, sem medo. Traz uma sensação de liberdade e juventude novamente. Todos os dias recebo mensagens por email de pessoas com muitas dúvidas. Então, coloco aqui algumas das perguntas mais comuns e suas respostas.

Vejamos:


1. O que é carga imediata?

A carga imediata é um termo usado quando colocamos os implantes e após no máximo 72 horas, fixamos a prótese sobre os mesmos. Nem sempre é possível, pois todos os implantes precisam entrar na arcada com bastante torque (pressão). Isso quer dizer que quando o implante é fixado no osso e fica mais soltinho, a prótese não deve ser fixada imediatamente. Não quer dizer que a prótese não poderá ser fixada sobre o mesmo, mas precisará de uns meses a mais para poder ser fixada sobre o implante.

2. Mas como pode ser feito o procedimento?

Antes de mais nada é preciso entender que um exame é necessário: a tomografia computadorizada. Sem ele não é possível prever a espessura real do osso a fim de colocar o implante adequado. Colocar implantes sem tomografia é um risco. Para que correr esse risco se temos a facilidade de pedir a tomografia?

Ok, depois de analisado a tomo, o profissional planeja o número de implantes, a angulação, o diâmetro, a posição de cada um e o fabricante dos implantes. Um detalhe importante, é que temos muitos fabricantes de implantes dentais disponíveis no Brasil. Nesse mar de opções, é claro que temos os excelêntes, os bons, os não muito bons e os duvidosos. Na escala de garantia sobre o produto nesse caso, vemos que quanto melhor o implante, mais caro ele é.


carga imediata

A carga imediata, por sua vez, pode ser usada, logo após a colocação dos implantes, ou em até 72 horas da cirurgia. Geralmente temos alguns dentes para extrair e logo após, os implantes para fixar. É aí que algo pode não dar tão certo, pois pode ocorrer de o profissional planejar de fazer a carga imediata e logo após instalar os implantes, descobrir que os mesmos não possuem o torque (aperto) mínimo para aparafusar a prótese sobre eles. Então é preciso usar uma prótese móvel por uns meses até que seja possível fazer a fixação da prótese.


Nos casos de cirurgia guiada, ou implantes sem cortes, isso quase não ocorre, pois o torque (aperto) é sempre maior nessa técnica, o que possibilita e muito a fixação imediata da prótese.

3. Quem pode fazer?

Qualquer pessoa com boa saúde e que tenha espessura e altura óssea suficientes. Idade não é um


fator limitador. Mas bons hábitos são necessários. Alimentação saudável, praticar esportes, não fumar, são os melhores hábitos. Pacientes hipertensos, cardiopatas e diabéticos também podem colocar implantes, desde que estejam sob acompanhamento médico.

4. Quanto tempo demora o tratamento?

Há uma variação bastante grande no tempo de tratamento. Depende se tem osso disponível, se o paciente possui alguns dentes comprometidos para extrair, depende de qual sistema de implantes serão escolhidos, etc. Cada caso precisa ser estudado individualmente.


5. Quanto custa?


Outra pergunta difícil de responder, pois depende do sistema, da técnica, do tipo de prótese, do material que é feita a prótese. Enfim, novamente digo, cada caso é um caso. É necessário uma análise individual de cada situação.


6. Como fica em boca?


O mais natural possível. A estética da prótese depende de muitos fatores. A cor dos dentes e gengivas é algo que pode ser escolhida. O que é importante saber é que a protese protocolo, como é chamada, é toda unida. Ou seja, uma peça só. O fio dental não passa entre os dentes. O palato, ou céu da boca, não existe. E na maioria dos casos, deixamos um espaço entre gengiva e a prótese, que é o espaço para a higiene. Tenho um vídeo que mostra como a limpeza da prótese deve ser feita em casa.

7. A cirurgia é demorada e doi?


O tempo do trans-operatório, ou tempo na cadeira do cirurgião dentista, depende da técnica escolhida. Para os casos de carga imediata com extrações dentais, o tempo é mais longo, podendo chegar a 4 horas de procedimento. O paciente precisará retornar ao consultório por mais algumas vezes para fazer as provas e ajustes necessárias até que o trabalho seja concluído. Geralente leva-se 3 dias. Não há dor durante o procedimento.

Nos casos de Cirurgia Guiada, ou implantes sem cortes, o tempo de cadeira é bem menor, chegando muitas vezes a uma hora de duração, pois a colocação dos implantes é feita através de uma guia cirúrgica e não há necessidade de abrir retalho (gengiva) nem pontos no final. Aqui também não há dor durante o procedimento.


8. Depois da cirurgia pode haver dor?

protese protocolo

Se houver extrações juntamente com os implantes, pode incomodar mais sim. Mas com a medicação adequada, é possível ter conforto. No caso da cirurgia guiada ou implantes sem cortes, não há dor no pós-operatório.


9.Tenho diabetes, posso fazer implantes?


Como já mencionamos antes, se você estiver sob acompanhamento médico e compensado, sim. Há alguns cuidados extras como uma medicação antibiótica profilática por exemplo.


10. Perdi todos os meus dentes e uso dentadura a anos. Posso fazer?

perdas dentais


O uso de próteses removíveis por tempo prolongado potencializa a perda óssea. Então em casos mais severos de perda óssea, há necessidade do enxerto ósseo. Nesses casos o custo financeiro é maior e o profissional precisa ter bastante experiência para solucionar o problema. O risco de insucesso também é maior. Porém, não há nada melhor ainda do que o implante dentário para tratar a falta de dentes. E o número de pessoas satisfeitas é muito maior do que aquelas insatisfeitas. Assista nosso vídeo, depois volte aqui e continue lendo nosso artigo.

11. Quais os exames necessários?

Os exames são a panorâmica com traçado para implante e a tomografia computadorizada. Esses são obrigatórios. Mas existem outros que o profissional pode pedir. Como por exemplo, exames de sangue, modelos de estudo, enceramento de diagnóstico, fotos intra-bucais, etc

O que é importante frisar: NÃO SE FAZ DIAGNOSTICO POR TELEFONE OU EMAIL. É grande o número de pessoas que pedem preço por email ou telefone. Alguns até insistem muito em querer saber quanto vão gastar. Mas convenhamos, alguém já tentou saber qual doença que possui ligando para o seu médico e perguntando? O profissional zeloso, vai lhe informar que não faz diagnóstico sem avaliar o paciente e com EXAMES. Então a consulta de avaliação é de suma importância.

12. Quais as técnicas disponíveis?


Estamos falando de Protocolo Branemark, que é a prótese total fixada em implantes. O número de implantes pode variar, conforme a disponibilidade óssea. A técnica de colocação dos implantes pode variar, e temos então as seguintes:


a) Carga imediata convencional - se existirem dentes comprometidos, os mesmos são removidos e os implantes colocados imediatamente após. Em até 72 horas a prótese é fixada sobre os

CLIQUE PARA VER

implantes.

b) Cirurgia guiada - ou implantes sem cortes. Nesse caso o paciente precisa estar sem os dentes e usando uma prótese total a no mínimo 3 meses. Para entender essa técnica temos um artigo no Blog,



VEJA AQUI AO LADO.








13. De que material pode ser feita a prótese?


Pode ser em resina acrílica, metalocerâmica ou em Zircônia. A maioria das pessoas faz em acrílico, pelo custo ser menor. Mas o trabalho de melhor qualidade na atualidade é a Zircônia, pois dispensa o metal e possui um grau de acabamento altíssimo. Temos um vídeomque mostra como uma prótese sem zircônia é construida num laboratório de prótese.


protese em zirconia


Havendo mais dúvidas, envie-nos através do formulário de contato pelo site. Tentaremos esclarecer. Mas o ideal é agendar uma consulta para avaliação.


Ficamos à disposição.

Até a Próxima,


Douglas Lima.



Em destaque

Mais recentes

bottom of page