top of page

O meu implante dentário está mole, pode doutor?

Será que o implante dentário depois de colocado pode sofrer amolecimento, igual ao dente natural?

Olá, vou explicar rapidamente o que pode estar acontecendo.

Mas antes, é bom que você entenda quais as partes de um implante para entender melhor o que pode estar acontecendo.

Veja essa imagem:

o que é o implante dental


O implante ao lado está inserido ao osso.

Mas o que chamamos de Implante Dental é só o que está preso ao osso maxilar.



O que está para fora da gengiva tem outras nomenclaturas. É o que vamos esmiuçar agora.

Então, voltamos à questão anterior.

POR QUE O DENTE DO IMPLANTE PODE FICAR MOLE?

Vou te apresentar 3 possibilidades:


- Afrouxamento do parafuso protético - O parafuso protético é um parafuso dentro de outro parafuso. Veja na imagem acima, o componente protético. Ele aparece dentro da coroa protética (dente artificial). O pilar protético une o implante à coroa. Ele é preso ao implante por intermédio de outro parafuso. Ele pode ser de diversos tamanhos conforme o tipo de pilar. Esse parafuso, algumas vezes pode afrouxar, em função da mastigação ou por falta de torque (aperto) adequado. E quando isso acontece a coroa começar a "dançar" na boca. A sensação não é nada agradável. Dá a impressão que vai cair a qualquer momento. E isso pode mesmo acontecer. Então corra para o dentista para que ele faça o aperto ou troque o parafuso protético apenas. Se você não procurar logo, ele pode quebrar o que pode complicar as coisas.


- Quebra do parafuso protético - Nesse caso quando temos uma coroa unitária (dente único sobre implante) a coroa sofre uma queda e você pode perdê-la ou quebrá-la se cair em uma superfície muito dura como o piso cerâmico. O que fazer se o parafuso quebrar? Procure imediatamente seu dentista, ele saberá que medida tomar.


- Implante com mobilidade - esse caso é o pior pesadelo de todos. Ruim para o paciente e ruim para o profissional. Acontece quanto o implante dentário não se integra ao osso alveolar. Pode ocorrer pouco tempo após a cirurgia, ou logo depois de colocar o dente sobre ele. As causas da perda do implante são várias. A maioria das causas estão relacionadas com má qualidade óssea, super-instrumentação (usar demais a broca no momento da cirurgia) ou micro movimentação do implante. Essa última acontece quando logo após a colocação do implante dental, o paciente mastiga alimentos duros diretamente sobre o implante, fazendo com que o mesmo se movimente dentro da cavidade impedindo a osseointegração (cicatrização óssea).



O implante dentário

Quando o pior acontece, ou seja, o implante dental é perdido, é preciso ter acima de qualquer coisa, MUITA CALMA. O tempo de tratamento já foi comprometido. Bola para frente, comece de novo. Ainda assim o implante é o melhor caminho para repor dentes perdidos. Perder um implante dental, não é o fim do mundo.


Muito importante é a conversa franca com seu dentista. Ninguém está livre de perder um implante.


Também quero acrescentar que não faço diagnóstico por email, whatsapp ou telefone. Não dou opinião sobre trabalhos de outros colegas, baseando-me apenas pelo relato do paciente. O agendamento de horário para avaliação é fundamental. Há também necessidade de exames radiográficos.

Siga todas as recomendações do seu dentista e faça corretamente a higiene dos seus implantes e dentes naturais. E volte ao dentista regularmente para dar manutenção.

Quer ver como 1 implante é colocado? Clique aqui assista UM VÍDEO (não agressivo).

Até a próxima.

Douglas Lima

Em destaque

Mais recentes

bottom of page