Implantes Dentários, para sua qualidade de vida...


É o sonho de muitos, trocar ponte móvel por dentes fixos com os implantes dentais ou dentários, tanto faz, e dar uma mordida em uma fruta como essa, sem medo. Traz uma sensação de liberdade e juventude novamente. Todos os dias recebo mensagens por email de pessoas com muitas dúvidas. Então, coloco aqui algumas das perguntas mais comuns e suas respostas.

Vejamos:


1. O que é carga imediata?

A carga imediata é um termo usado quando colocamos os implantes e após no máximo 72 horas, fixamos a prótese sobre os mesmos. Nem sempre é possível, pois todos os implantes precisam entrar na arcada com bastante torque (pressão). Isso quer dizer que quando o implante é fixado no osso e fica mais soltinho, a prótese não deve ser fixada imediatamente. Não quer dizer que a prótese não poderá ser fixada sobre o mesmo, mas precisará de uns meses a mais para poder ser fixada sobre o implante.

2. Mas como pode ser feito o procedimento?

Antes de mais nada é preciso entender que um exame é necessário: a tomografia computadorizada. Sem ele não é possível prever a espessura real do osso a fim de colocar o implante adequado. Colocar implantes sem tomografia é um risco. Para que correr esse risco se temos a facilidade de pedir a tomografia?

Ok, depois de analisado a tomo, o profissional planeja o número de implantes, a angulação, o diâmetro, a posição de cada um e o fabricante dos implantes. Um detalhe importante, é que temos muitos fabricantes de implantes dentais disponíveis no Brasil. Nesse mar de opções, é claro que temos os excelêntes, os bons, os não muito bons e os duvidosos. Na escala de garantia sobre o produto nesse caso, vemos que quanto melhor o implante, mais caro ele é.


carga imediata

A carga imediata, por sua vez, pode ser usada, logo após a colocação dos implantes, ou em até 72 horas da cirurgia. Geralmente temos alguns dentes para extrair e logo após, os implantes para fixar. É aí que algo pode não dar tão certo, pois pode ocorrer de o profissional planejar de fazer a carga imediata e logo após instalar os implantes, descobrir que os mesmos não possuem o torque (aperto) mínimo para aparafusar a prótese sobre eles. Então é preciso usar uma prótese móvel por uns meses até que seja possível fazer a fixação da prótese.


Nos casos de cirurgia guiada, ou implantes sem cortes, isso quase não ocorre, pois o torque (aperto) é sempre maior nessa técnica, o que possibilita e muito a fixação imediata da prótese.

3. Quem pode fazer?

Qualquer pessoa com boa saúde e que tenha espessura e altura óssea suficientes. Idade não é um


fator limitador. Mas bons hábitos são necessários. Alimentação saudável, praticar esportes, não fumar, são os melhores hábitos. Pacientes hipertensos, cardiopatas e diabéticos também podem colocar implantes, desde que estejam sob acompanhamento médico.