Planejamento Digital do Sorriso



Quem procura por estética dental, está querendo mudar seu sorriso, com dentes mais claros e alinhados. Tipo como nessa imagem por exemplo:

estetica dental

















Mas a questão é: como dar uma certeza de como a estética ficará após o facetamento? Afinal é um investimento considerável e a expectativa por um ótimo resultado é proporcionalmente grande.


O fato é que usualmente, tanto o profissional e quanto o técnico em prótese dental tinham como saber como ficaria o conjunto depois de pronto. Isso porque o técnico não tinha a visão de como era a face do paciente, ou como ficava o lábio em um sorriso, etc. Esses elementos interferem e muito na harmonia da face e tem uma relação direta com a anatomia dos dentes.


Era comum o paciente não gostar da prova da cerâmica e o profissional dentista ter que mandar ao laboratório para repetição das facetas, pois o formato não agradou.


Os laminados cerâmicos ganharam destaque na Odontologia por apresentarem um resultado muito satisfatório. Após o aprimoramento de algumas técnicas e materiais, é possível hoje em dia fazer pequenas modificações na anatomia dos dentes que promovem verdadeiras obras de arte nos sorrisos. As lâminas ganharam até um apelido, as lentes de contato dental. Isso porque as mesmas tem uma espessura mínima que permite a translucidez, ou seja, é um pouco transparente. Para esse casos o que se quer é apenas modificações na anatomia dos dentes, pois a lente de contato puxa a cor do dente natural, não podendo ser utilizada para clarear os dentes.


Mas por qual motivo se usa as lentes de contato dental?


Por um motivo bem simples: para evitar desgastes desnecessários ao esmalte.


lente de contato dental

No caso das facetas laminadas, as correções que precisam ser feitas, envolvem troca de cor dos


dentes, ou seja, o objetivo é deixar os dentes mais claros. Nesse caso é necessário um desgaste maior do esmalte dental, para que o laminado tenha espessura suficiente para promover a mudança de cor.