Diferenças entre a Protocolo de acrílico e porcelana

Existe muita confusão na cabeça das pessoas em relação ao que é prótese, o que é implante e o que é

PRÓTESE-PROTOCOLO

dente natural. Chamamos de implante dental o cilindro de titânio que é inserido no osso maxilar ou mandibular. O mesmo não fica visível, ou seja, fica totalmente submerso no osso.

A prótese sobre os implantes é que fica visível e no caso de substituir a famosa dentadura, por dentes fixos, chamamos de Prótese Protocolo. E é sobre isso que vamos falar nesse post.




A prótese protocolo pode ser feita em:


  1. Resina acrílica

  2. Protocolo EM PORCELANA com Zircônia


Qual a vantagem e desvantagem de cada uma das próteses??

Vamos falar sobre cada uma delas.

Mas antes vamos relembrar que os implantes já foram inseridos no osso tudo bem? Portanto para todos esses sistemas o paciente já deverá ter os implantes osseointegrados (cicatrizados).


1. Protocolo em Resina Acrílica - esse sistema é o mais usado pelo custo relativamente baixo. Porém é lógico que o valor é relativo. Tudo depende do laboratório que se usa, qualidade dos dentes, gengiva caracterizada ou não. Tudo agrega valor. O protocolo em resina acrílica é o único que pode ser usado como prótese provisória, ou seja, no caso de carga imediata, pode-se usar a prótese totalmente em acrílico como provisória e depois substituir pelo protocolo definitivo, com muito mais detalhes de acabamento. O protocolo sobre implantes dentários de acrílico definitivo é relativamente duradouro, e chega a ficar em boca até 6 ou 7 anos sem maiores problemas. Há casos que a durabilidade é menor em função de alguns hábitos do paciente, tais como o bruxismo (ranger de dentes). Isso causa um desgaste acelerado da prótese.

prótese protocolo