O meu implante dentário está mole, pode doutor?

Será que o implante dentário depois de colocado pode sofrer amolecimento, igual ao dente natural?

Olá, vou explicar rapidamente o que pode estar acontecendo.

Mas antes, é bom que você entenda quais as partes de um implante para entender melhor o que pode estar acontecendo.

Veja essa imagem:

o que é o implante dental


O implante ao lado está inserido ao osso.

Mas o que chamamos de Implante Dental é só o que está preso ao osso maxilar.



O que está para fora da gengiva tem outras nomenclaturas. É o que vamos esmiuçar agora.

Então, voltamos à questão anterior.

POR QUE O DENTE DO IMPLANTE PODE FICAR MOLE?

Vou te apresentar 3 possibilidades:


- Afrouxamento do parafuso protético - O parafuso protético é um parafuso dentro de outro parafuso. Veja na imagem acima, o componente protético. Ele aparece dentro da coroa protética (dente artificial). O pilar protético une o implante à coroa. Ele é preso ao implante por intermédio de outro parafuso. Ele pode ser de diversos tamanhos conforme o tipo de pilar. Esse parafuso, algumas vezes pode afrouxar, em função da mastigação ou por falta de torque (aperto) adequado. E quando isso acontece a coroa começar a "dançar" na boca. A sensação não é nada agradável. Dá a impressão que vai cair a qualquer momento. E isso pode mesmo acontecer. Então corra para o dentista para que ele faça o aperto ou troque o parafuso protético apenas. Se você não procurar logo, ele pode quebrar o que pode complicar as coisas.


- Quebra do parafuso protético - Nesse caso quando temos uma coroa unitária (dente único sobre implante) a coroa sofre uma queda e você pode perdê-la ou quebrá-la se cair em uma superfície muito dura como o piso cerâmico. O que fazer se o parafuso quebrar? Procure imediatamente seu dentista, ele saberá que medida tomar.


- Implante com mobilidade - esse caso é o pior pesadelo de todos. Ruim para o paciente e ruim para o profissional. Acontece quanto o implante dentário não se integra ao osso alveolar. Pode ocorrer pouco tempo após a cirurgia, ou logo depois de colocar o dente sobre ele. As causas da perda do implante são várias. A maioria das causas estão relacionadas com má qualidade óssea, super-instrumentação (usar demais a broca no momento da cirurgia) ou micro movimentação do implante. Essa última acontece quando logo após a colocação do implante dental, o paciente mastiga alimentos duros diretamente sobre o implante, fazendo com que o mesmo se movimente dentro da cavidade impedindo a osseointegração (cicatrização óssea).



O implante dentário

Quando o pior acontece, ou seja, o implante dental é perdido, é preciso ter acima de qualquer coisa, MUITA CALMA. O tempo de tratamento já foi comprometido. Bola para frente, comece de novo. Ainda assim o implante é o melhor caminho para repor dentes perdidos. Perder um implante dental, não é o fim do mundo.