Manutenção de Prótese Protocolo (prótese total sobre implantes)

Logo de cara vem a pergunta na primeira consulta: "Doutor, como eu faço para limpar essa prótese sobre implantes?"

Não é raro receber no consultório, pessoas que usam a prótese protocolo, com sérias dificuldades de higienizar. Mas antes de falar da manutenção de prótese, você sabe o que é a prótese protocolo não?

Eu explico.

É uma prótese total fixada somente por implantes. E é completa, isto é, para todos os dentes. Veja na imagem abaixo:

Prótese protocolo

Vemos aqui a prótese protocolo prestes a ser instalada em boca. Os anéis metálicos que você vê na parte superior da prótese são aparafusados sobre uma plataforma chamada pilar protético. Este, por sua vez é preso diretamente sobre o implante. E o parafuso que une o anel ao pilar protético são estes que você também pode ver na imagem. No caso acima, são 6 micro-parafusos, os quais são inseridos dentro dos cilindros da prótese para fixá-la ao mini-pilar.



Abaixo veja como é o mini-pilar numa imagem bem ampliada:


mini-pilar cônico para prótese protocolo

Esse componente protético é responsável pela união da prótese protocolo ao implante. Antigamente, as próteses protocolos eram feitas sem esse "intermediário" e com isso surgiram vários problemas, abreviando bastante a vida útil do implante e da prótese.






Por isso verifique, com seu implantodontista se ele incluiu no planejamento, os mini-pilares. Isso impacta diretamente sobre o valor do trabalho, pois esses componentes são onerosos, mas são fundamentais se você quer longevidade para o seu tratamento.

E como ele fica preso ao implante? Veja abaixo:

gengiva com mini-pilares

A estrutura da prótese protocolo fica firmemente assentada sobre o mini-pilar. São vários colocados lado a lado, conforme o número de implantes inseridos no osso maxilar.



E entre a prótese e a gengiva natural pode ficar um pequeno espaço que pode ser usado para higienizar a prótese.


Como vemos na imagem abaixo: